05 setembro 2016

Filmes: Antes do Amanhecer 1995

Não é só mais um filme de amor... é um romance instrospectivo.

E se você conhecesse alguém interessante e tivesse a oportunidade de passar um dia com ela? O que você faria?


  

Isso que acontece no filme Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995). Dois jovens, Jesse (Ethan Hawke) um americano de passagem pela Europa e Céline (Julie Delpy) uma estudante francesa, se conhecem e começam a conversar em um trem. A conversa tá ficando boa, mas é hora de dar adeus. Nesse momento, surge uma ideia por parte de Jesse,  para que a moça o acompanhe durante um dia inteiro em Viena, para conhecer o lugar. Ele não tem dinheiro para ficar em um hotel durante a noite e a convida para que passe a noite com ele passeando por Viena enquanto espera seu voo, que é só pela manhã. No dia seguinte ela irá para Paris e ele para os Estados Unidos. Assim, resta aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta.




Isn’t everything we do in life a way to be loved a little more?
—  Celine (Before the Sunrise)

O que eu achei mais interessante do filme são os diálogos enquanto os personagens caminham pela cidade: sobre a vida, cotidianos, gostos pessoais...  que acaba se tornando um terceiro personagem nessa história. O filme se sustenta nos atores e nos diálogos, algo que pode encantar bastante por vermos que a simplicidade é algo peculiar neste filme.

Você acaba nem notando o tempo passar enquanto assiste ao filme, parece que o espectador participa inteiramente daquele diálogo, e presta atenção em cada detalhe. Dá até pra dar pitaco e falar o seu ponto de vista.. rs.

Eu tomei noção que é bem assim quando você conhece alguém que te desperta interesse, aquela expectativa dos próximos encontros, de como vai ser dali pra frente, se você ainda vai encontrar aquela pessoa ou não. O caso aqui são de pessoas que vivem distantes uma da outra, que podem decidir se é importante arriscar pra se encontrar novamente, ou decidir se foi apenas algo efêmero na vida dos dois.

O filme nos deixa muito na curiosidade pois, quando assistimos algo já temos expectativa de acontecer algo. Mas aqui não. Assim como a vida, nem tudo dá certo ou sai como nós imaginamos.






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog! :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Oh May Goth © 2015 Todos os direitos reservados. imagem-logo