08 março 2014

Marie Curie

          Olá, queridas, tudo bem com vocês?

          Hoje, dia 08 de março, comera-se internacionalmente o dia da Mulher. Em razão disso, resolvi trazer a história de uma mulher importante, mas não no cinema ou na religião, uma mulher que teve grande importância no mundo da Ciência. Acredito que vocês já tenham ouvido falar dela, seu nome é Marie Curie.


         Ela foi uma cientista polonesa, ganhadora de dois prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade e foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.
        Nasceu na atual capital da Polônia, em Varsóvia, em 1867, quando a mesma fazia parte do Império Russo. Com o auxílio financeiro de sua irmã mudou-se já na juventude para Paris, onde licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Marie também foi a primeira mulher a lecionar nessa conceituada instituição de ensino.

        Em 1895 ela casou com Pierre Curie, professor de Física, adotando então o sobrenome do marido.
       
         Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio e com o seu marido, Marie começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que casal defendia, deveriam existir em determinados minérios como a pechblenda (uma variedade de uraninita).
       Em 1898 deduziram essa explicação: haveria, com certeza, na pechblenda, algum componente que libertava mais energia que o urânio e, em 26 de Dezembro do mesmo ano, Marie Curie anunciava a descoberta dessa nova substância à Academia de Ciências de Paris.
         Após vários anos de trabalho constante, através da concentração de várias classes de pechblenda, isolaram dois novos elementos químicos. O primeiro foi nomeado Polônio, em homenagem à sua terra Natal, e o outro Rádio, devido à sua intensa radiação que chega a ser um milhão de vezes superior ao urânio.

              Uma curiosidade é que os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.

             O prêmio Nobel da Química foi-lhe atribuído no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, tendo perdido a admissão por apenas um voto.

         O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi batizado em honra do Casal Curie.Um triste resultado foi sua morte por conta de sua pesquisa, mas Maire Curie deixou um grande legado para todos nós e nem mesmo o risco da morte a distanciou de pesquisar.

           Um exemplo de força, inteligência e de força de vontade, elementos tão comuns em toda mulher.
           Espero que tenham gostado!

         Um ótimo dia pra nós mulheres, que temos objetivos, força de vontade, desafios e conquistas todos os dias e enfrentamos tudo com muita disposição. Felicidades e força à nós não só hoje, SEMPRE!  

            Beijim.

6 comentários :

  1. Nossa, adorei conhecer um pouco sobre a história dela,só a conhecia de nome :)

    Abraços,
    Tamara Costa
    http://www.doseliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Tamara!
    Beijão pra ti, linda! ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei de conhecer um pouco mais da história dessa mulher maravilhosa que foi Marie Curie, feliz dia internacional da Mulher "atrasado" para vcs. :D

    Bjs !

    ResponderExcluir
  4. Ah, obrigada e feliz dia da mulher ainda mais atrasado, Quel! *risos
    Beijim.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto, confesso que não sabia da história dela, acho pouco divulgada. Amei conhecer o blog.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://bit.ly/1cfg5LF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada Natália! ^^
      Com certeza é uma história que vale a pena conhecer!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog! Beijim!

      Excluir

Olá, deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog! :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Oh May Goth © 2015 Todos os direitos reservados. imagem-logo